27/12/2023
Evite Riscos: UNESUL Adverte sobre Perigos do Transporte Clandestino!
A UNESUL reforça sua orientação para que todos evitem os riscos associados ao transporte clandestino, destacando diversos aspectos críticos que merecem a atenção dos passageiros. Confira os principais pontos:
1. Segurança dos Passageiros:
Veículos clandestinos não seguem os regulamentos de segurança necessários, o que coloca os passageiros em risco. Essa situação é especialmente preocupante para as mulheres, tornando o transporte clandestino um meio ainda mais inseguro.
2. Proteção dos Direitos do Consumidor:
O transporte clandestino não garante os mesmos direitos e proteções aos passageiros oferecidos por operações regulamentadas. Isso os torna mais vulneráveis a problemas como acidentes e perda de bagagem, destacando a importância de escolher serviços de transporte confiáveis.
3. Qualidade do Serviço:
Operadores legais são obrigados a atender padrões rigorosos de serviço e qualidade. No entanto, os serviços clandestinos comprometem esses padrões, uma vez que não estão sujeitos a regulamentações, resultando em possíveis inconvenientes para os passageiros.
4. Fiscalização:
O transporte clandestino evita as fiscalizações rotineiras na área do transporte profissional de passageiros. Isso pode resultar em veículos inadequados, motoristas sem a devida formação e prática para condução de passageiros, além de outros riscos intrínsecos ao transporte ilegal.
5. Concorrência Desleal:
Empresas de transporte legalmente estabelecidas seguem normas e regulamentos rigorosos. Ao contrário, os operadores clandestinos não obedecem às mesmas regras, desrespeitando a política de preços estabelecida pelo mercado e criando uma concorrência desleal.
6. Geração de Renda:
Operações clandestinas podem levar à evasão fiscal, prejudicando a arrecadação de impostos que poderiam ser direcionados para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos, impactando negativamente toda a sociedade.
Ao coibir o transporte clandestino intermunicipal e interestadual, a UNESUL visa promover a segurança, a qualidade dos serviços e a justiça no setor de transporte, beneficiando tanto as empresas regulamentadas quanto os passageiros.
Confira a reportagem completa da Gaúcha aqui.
Reportagem da GaúchaZH flagra ação de transporte clandestino de passageiros
Voltar | Topo |